EDUCAÇÃO ESPECIAL

O atendimento educacional especializado a estudantes portadores de necessidades especiais foi instituído no Brasil desde o Império através do Instituto dos Meninos Cegos. De lá para cá, várias instituições foram criadas com finalidades específicas: surdos, mudos, superdotados, dementes, entre outras.
Para não plagiar e fazer jus a produção da informação uma apresentação de Marcos Mazzotta pode ser vista, clicando-se no link abaixo.

Evolução da Educação Especial no Brasil

Existem alguns bons trabalhos públicos desenvolvidos no Brasil. Vou relatar apenas parte dessas especialidades pois já trabalhei com alunos dos grupos de estudantes com altas habilidades, outros com deficiências intelectual e visual. Infelizmente só tive uma aluna com deficiência visual por apenas dois meses letivos e não pude desenvolver atividades específicas com a mesma pelo fato de na época ainda não ter competências para trabalhar com ela. Mas os outros três grupos me deixaram fortes lembranças e emoções.

2002 – Centro Educacional 03 de Sobradinho – Aulas de Xadrez e Informática Educativa aos alunos com Deficiência Intelectual;

2004 – Centro de Ensino Médio Setor Leste – Aulas de Matemática aos alunos da 1ª série, turma J, com quatro estudantes portadores de deficiência visual;

2005-2012 – Programa de Atendimento ao Estudante com Altas Habilidades/Superdotação do DF – com os professores de Salas de Recursos: Maurício Schelb, Maira Schelb, Rubens Canaan Silva e a Psicóloga Andréa ,Atendimento nas áreas de Ciências Exatas, Raciocínio Lógico, Ciências Naturais, Ciências Espaciais, Geografia, História, Xadrez Escolar e Novas Tecnologias (Informática e Robótica).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: